Bolo de Rolo de Recife


Aproveitando a onda de Bolo de Rolo nos blogs de culinárias,
resolvi dar a minha contribuição, divulgando a tradicionalissima receita.



Bolo de Rolo do Recife


Ingredientes

Massa:
2 xícaras de chá rasas de açúcar
1 ½ xícara de chá de manteiga ou margarina
7 ovos
3 xícaras de chá de farinha de trigo


Recheio:

500 g de goiabada
1 xícara de chá de vinho branco


Modo de Preparo •
Junte o açúcar com a manteiga ou margarina bata até obter um creme claro. Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre após cada adição. Adicione a farinha peneirada, sem bater e divida a massa por assadeiras bem untadas (28cm X 42 cm), ajudando a espalhar a massa com a espátula. A espessura da massa deve ser bem fina, o suficiente para cobrir o fundo das formas. • Asse uma por vez no forno pré-aquecido bem quente (250 ºC), sem deixar corar a massa (cerca de 5 minutos por assadeira). Desinforme sobre um pano úmido e polvilhado com açúcar. Cubra com uma camada fina de goiabada diluída com vinho, no fogo, mas já fria, e enrole como um rocambole. • Enquanto está fazendo o 1º rocambole, ou seja, logo que retirou a 1a.massa do forno coloque rapidamente a 2a. forma que está pronta para desinformar, no pano, cubra com outra camada de goiabada e enrole com o 1º rocambole dentro.



Bolo de Rolo, que há mais de 140 anos foi criado, pelas senhoras de Engenhos de Pernambuco e que até hoje está em voga, é uma delicia.!!!


P.S. Quando eu namorava com Silvio, (pela internet), eu em Recife e ele aqui em São Paulo, eu semanalmente mandava via sedex Bolo de Rolo e o Bolo Souza Leão, outro bolo que só tem lá...
Só quando eu casei, que descobri que ele nem chegava a comer o bolo, pois o pessoal do escritório já sabia o dia que eu mandava e avançava na caixinha do sedex
.

Nenhum comentário: