CUZCO

Cuzco é a capital arqueológica da América do Sul. Possui hoje em torno de 300.000 habitantes e está a 3326 metros acima do nível do mar. Possui uma excelente infraestrutura voltada para o turismo (possivelmente a melhor do Peru), com hotéis, restaurantes e serviços que atendem aos milhares de turistas que a visitam vindos de todas as partes do planeta.
O nome original da cidade era Qosq'o em Quechua, que significa o umbigo do mundo. É chamada a cidade imperial dos incas. As ruas principais de Cuzco contém restos de paredes incas.
A viagem é rodeada de expectativas."Atenção: nada de pressa em Cuzco. Andem devagar, comam pouco e nem pensar em exercícios físicos." Os guias alertam os turistas ainda no aeroporto.
Em tom de brincadeira, o aviso é feito com rima. Andar com "despacito" (devagarinho), comer "poquito" (pouquinho) e dormir "solito" (sozinho).
Aqui, a Bia está na frente do Mercado central, na Plaza San Pedro. E eu fiz questão de conhecer o mercado por dentro.
Bia, num gesto de extrema frescura, andou o mercado, tapando o nariz, pois disse que o cheiro era muito ruim. Já o Victor, falava alto e em bom tom, "quero ir embora daqui, esse mercado é muito nojento e fedorento" (por sorte ninguem entendia nossa lingua) O Engraçado, é que ele não esqueceu o mercado, pois sempre que passávamos na porta, ele já ia expçicando que não queria entrar de novo alí.
No mercado, vc encontra de tudo que possa imaginar.. É uma espécie de Feira de Caruaru, porém, em versão piorada.
(mas eu achei tão interessante, que entrei 3 vezes nesse mercado)
Na porta do mercado, quando saímos de lá, para alegria total e absoluta das crianças.
Na frente da nossa rua (olha o taxi, que bonitinho)
Passeando...
Igreja de San Pedro ao fundo

Fotos com os carneirinhos.. Essas moças ficam aí, e cobram para tirar fotos. Aliás, todo mundo cobra para tirar foto, a cidade é bem pobre.



----------------------------
Logo que chegamos na cidade, sentimos o efeito da altitude.
A captação de oxigênio para os tecidos torna-se mais difícil, e ocorrem sintomas como dores de cabeça, náuseas, lentidão de raciocínio, dores musculares, fadiga e taquicardia. Porem esse efeito atinge cada pessoa de uma forma..
Logo quando cheguei, eu senti aquele bobeirinha boa, que se sente logo após uma taça de champagne... Já Silvio ficou mal mesmo... Ele disse que se sentia como se o tivessem atingido brutalmente com a garrafa na cabeça.. kkk, Ele ficou de cama, mole, deu edema no rosto, que ficou inchado, ficou mal mesmo.. Enquanto eu, saracoteava pela cidade, junto com as crianças, que não sofreram efeito algum.
Amanha, posto mais CUZCO.

-------------------------
Atualizei meu Bazar

Nenhum comentário: