Pachacamac

Fizemos uma visita guiada, pela esplêndida e extensa cidade arqueológica de Pachacamac. Santuário do Deus Pachacamac, o criador do universo, divindade adorada pelos antigos povos andinos. Local sagrado e cerimonial dos princípios da era cristã onde se dirigiam milhares de peregrinos para apresentar suas oferendas e consultar o oráculo de Pachacamac, com poder de ver o passado, presente e futuro.
Espetácular complexo arqueológico, composto por pirâmides e templos dedicados ão Sol e a Lua.
A antiga cidade de Pachacamac é uma ruína de 40 km ao sudeste de Lima, capital do Peru.


O mar ao fundo.



Isso atrás da placa, é o cemitério deles.. Aí, tem mais de 30.000 corpos enterrados.
Silvio, achou uma cabecinha de um fêmur humano e eu fiz questão de documentar.
Continuam escavando para desenterrar mais templos que estão soterrados pelo tempo.

Victor, apontando o templo das Mamaconas


Mamacona ou Acllawasi, nome dado por ser o lugar das acllas, mulheres escolhidas para ser entregues como esposas aos nobres, governantes. Algo, mal comparando, como uma escola preparatória de moças, selecionadas para dar continuidade à linhagem da nobreza e à própria cultura vigente. Alí so se morava as mulheres, que iam sendo preparadas para serem escolhidas para o casamento. As que não eram escolhidas, tadinhas, ficavam lá, preparando as meninas que iam chegando.. De forma que, no final, ficou um monte de solterona por lá, que levavam o nome da mamacona.
só as mulheres.. (Miriam, a guia)


------------------------
De lá, Silvio mais uma vez, pediu para o motorista, o David, nos levar para comer, num restaurante local. E eis, que ele nos leva ao Sonia.. Um restaurante curioso, que funciona de portas fechadas... So quem vai lá é que conhece o local, e sabe que é só bater na porta, que seremos bem recebidos. Segundo o David, até o Preseidente do Perú, costuma bater nessa porta.
Chegando lá, mais Cusqueña
Eu não resisti, e pedi outro cebiche...
E lá, eu conheci uma bebida alcoolica local, deliciosa, que de tão levinha, a gente vai tomando, tomando, sem se dar conta do estrago.. Delicia!
Pisco Souer
E é OBVIO, que eu saí de lá, com a receitinha na mão. Segue:
Pisco é uma aguardente feita com a uva do tipo quebranta que cresce no vale de Ica ao redor dos rios Ica e Pisco. Ingredientes:
Para fazer a calda:- ½ xícara de açúcar - 3 colheres (sopa). de água
Para a bebida:- 225 ml de Pisco - 1 clara de ovo - 75 ml de suco de limão - Gelo
Para servir:- Amargo de Angostura
Preparação Para preparar o caldo de açúcar:Pôr ½ xícara de açúcar em uma panela pequena com 3 colheres de água, o suficiente para umedecer o açúcar. Ferva com fogo baixo removendo com a colher, até que se dissolva todo o açúcar. Tire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Pra preparar o Pisco Sour:Adicionar o suco de limão e o Pisco na calda morna e bata fortemente até que todos os ingredientes tenham se misturado bem. Vire a mistura no liquidificador e adicione a quantidade de gelo suficiente até duplicar o volume do líquido . Bata no liquidificador na velocidade máxima por 30 segundos aproximadamente até desintegrar totalmente o gelo. Adicione uma clara de ovo e bata novamente na velocidade máxima por 1 min. E servir imediatamente . Tradicionalmente se adiciona uma gota de Amargo de Angostura na metade da espuma em cada copo.A mistura básica é de 3 partes de Pisco por 1 parte de suco de limão e 1 parte de calda.Dica: Uma quarta medida de Pisco pode ser adicionada para se obter uma bebida mais forte.


Nenhum comentário: