Forte Reis Magos

o Forte dos Reis Magos encontra-se no final da Praia do Meio, na chamada Praia do Forte
A construção do forte foi concluída em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis; essa data é feriado municipal em Natal.
A construção demorou 30 anos. O forte foi construído sobre os arrecifes, para garantir que o embasamento fosse sólido; foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.
O arquiteto, que era também o padre da missão portuguesa, chamado Gaspar de Samperes, adotou o estilo que era o convencional da época: um forte de cinco pontas. O forte tinha vistas para o oceano, o rio Potengi, as matas e o que veio a se tornar a cidade de Natal.
O forte foi dominado pelos holandeses de 1630 a 1654, quando foi retomado pelos portugueses. Além desse episódio, o forte teve presença histórica em outros momentos; por exemplo, o forte foi usado como prisão pelos portugueses para confinar os que tentavam a Independência, e a seguir foi utilizado pelos brasileiros para confinar os rebeldes portugueses.
A História é contada com riqueza de detalhes pelos guias que trabalham no forte. Ao visitar o forte, é bastante recomendável fazer-se acompanhar de um guia (o valor pago fica a critério do visitante); a visita vale como uma aula de História.
O forte foi construído estrategicamente na foz do Rio Potengi. Dessa forma, os portugueses tinham controle sobre os navios que chegavam do mar (os estrangeiros) e os barcos que vinham

Ao fundo se vê a "Ponte de Todos" que é o mais novo cartão postal de natal

O carro deve ser estacionado (nas ruas) a aproximadamente 500 metros do forte; há uma passarela, com uma bela vista do Potengi e da Praias da Redinha e Jenipabu, que conduz ao forte. O forte tem banheiros, uma lanchonete e uma pequena loja de artesanato.
Curiosamente, durante 15 dias de viagem , essa foi a unica foto da familia inteira, e foi justamente na porta da cadeia, pode?
















-------------------------------------------



Gente, é o seguinte, vamos mudar de apto na semana que vem, e eu de fato estou precisando me desfazer dos excessos. Tem muita coisa que nao será usada e não ha necessidade de levar para lá, portanto tem um monte de coisa no bazar, onde eu coloquei um valor como base, mas aceito propostas, pois a ideia é desocupar o espaço mesmo. De forma que, não se acanhem, vão lá e sugiram um valor, e me ajudem a diminuir a carga. Quem ja se mudou sabe que, quanto menos coisa levarmos, menor será o trabalho para organizar o novo lar, certo?


Um comentário:

Catharina Gata Garota disse...

Vai mudar prá onde, doida ?
Não esquece de deixar endereço e telefone no meu email:
karlascorza@oi.com.br
kescovedo@hotmail.com
Manda prós 2, tô com problema de email.
bjs
Kika