Foundue de Queijo

São Paulo com 12º graus..Frio do cão, eu sem a menor coragem de fazer nada para comer, abri a geladeira, peguei restos de queijo e voilá...




200g de queijo gruyère
300g de queijo estepe ou emmental
1 dente de alho
1 pitada de nozmoscada
1 colher de sopa de amido de milho
1 cálice de conhaque ( 20 ml) ( opcional)
3/4 de um copo de vinho branco seco ( cerca de 180ml)

Rale os queijos no ralador ou processador
Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque Adicione a noz-moscada a este líquido Passe o alho nos lados e fundo da panela Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo .Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione à mistura
Sirva preferencialmente com pão italiano
História da fondue
A fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.
Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muito queijo. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para agüentar o frio. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.
A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.
Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque os ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.

2 comentários:

Ale disse...

ADORO mas nao posso mas com queijo...nem o de chocolate..tipo me lasquei nessa encarnaçao
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
FELIZ DIA DOS PAIS PARA O SILVIOOOOOOOOOOOOO

beijos para vc

Anônimo disse...

"Adouro" fondue!