Bolo de noiva





O bolo de noiva de Pernambuco é diferente dos bolos de São Paulo e tem toda uma história. De herança britânica chegou à bem poucos lugares do Brasil, quando chegou em Pernambuco, era feito com cerejas que foi substituída por ameixas, e o vinho foi uma substituição de outra bebida, com as substituições, colocando as ameixas, passas e frutas cristalizadas a massa ficou ainda mais rica e gostosa e continuou com um sabor forte . Esse tipo de bolo hoje está presente em todas as ocasiões importantes dos Pernambucanos. Sem falar que, o costume manda que, no dia do casamento, a noiva congele uma fatia e só a coma 1 ano depois, para dar sorte no casamento.

Em Recife, vc pode casar sem igreja, sem festa, sem vestido, sem lua de mel, até sem noivo, mas se não tiver esse bolo aí, vc simplesmente não casou!



Receita



BOLO DE NOIVA
» Massa
Ingredientes
500 g de manteiga
500 g de açúcar
500 g de farinha de trigo
5 ovos inteiros
500 g de ameixa sem caroço
1 xícara de chá de achocolatado
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de chá de baunilha
1 colher de café de sal
250 g de passas, sem caroço, dormidas em duas xí­caras de vinho tinto
Raspa de um limão a gosto

Preparo
Prepare um doce de ameixa separadamente, cobrindo as ameixas picadas com água e acrescentando uma xí­cara de chá de açúcar. Deixa no fogo até ficar bem firme e soltar da panela.
Bata a manteiga com o açúcar, acrescente os ovos um a um e bata mais um pouco. Misture todos os ingredientes secos e adicione à massa. Acrescente os demais ingredientes, misture, e por último, junte o doce de ameixa já preparado.
Asse em forma untada e forrada com papel manteiga, dos lados e no fundo. Unte o papel manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Use forno baixo entre 100 e 120 graus, pré-aquecido, durante 3 a 4 horas.

» Glacê real
1 clara de ovo
250 g de açúcar impalpável
Suco de um limão pequeno
Coloque a clara na batedeira em velocidade baixa. Acrescente o açúcar aos poucos, até atingir o ponto de um creme espesso. Adicione o suco de limão e aumente a velocidade, batendo por 10 minutos

*Como essa receita é grande para cá, eu faço ela pema metade, mas mantenho a quantidade de passas ao vinho e ovos igual, para ele ficar bem molhadinho.

2 comentários:

Richa disse...

OLÁ Larissa eu adorei a tua receita de bolo de noiva adoro este bolo sou de Olinda -PE e gostaria de saber a manteiga é com sal e o vinho qual vc usa.
UM GRANDE ABRAÇO

Unknown disse...

Oi Larissa! adoro esse bolo moro em SP e só como dele quando estou passando na minha terrinha Paraíba.Em tão decidir a fazer. a primeira tentativa ficou + ou menos vou continuar tentando.bjss